Ithamara Koorax em Teresópolis: “60 nos de Bossa Nova”

DIA 21/04/18 (sáb)-21h Ithamara Koorax no Antiqualha em Teresópolis

Uma das artistas brasileiras de maior prestígio internacional, Ithamara Koorax é a ÚNICA cantora brasileira que teve a honra de trabalhar com TODOS os maiores expoentes da Bossa Nova: Tom Jobim, João Gilberto, Luiz Bonfá, João Donato, Marcos Valle, Edu Lobo, Baden Powell, Cesar Camargo Mariano, o grupo Os Cariocas, Carlos Lyra, Milton Banana, Tião Neto, Dom Um Romão, Mario Castro-Neves, Eumir Deodato, Roberto Menescal, Carlos Lyra, João Palma e muitos outros. Sem falar de sua madrinha artística, Elizeth Cardoso, que gravou em 1958, ao lado de Tom, Vinicius de Moraes e João Gilberto, o seminal álbum “Canção do Amor Demais”, marco-zero da Bossa. E com quem Ithamara também gravou! Dentre os 21 álbuns lançados por Ithamara, vários são dedicados ao estilo que consagrou mundialmente a música brasileira.

Em 2008, quando a Bossa Nova completou 50 anos, Ithamara gravou um CD que hoje já é considerado referência global na discografia da Bossa: “Bim Bom – The Complete João Gilberto Songbook”, aclamado pela crítica nos EUA, Europa, Ásia e Brasil, com resenhas fantásticas em jornais como The New York Times e O Estado de São Paulo, e revistas como JazzTimes, DownBeat, Jazz Hot e Jazz People.

Pela primeira e até agora única vez, Ithamara reuniu em um único disco todas as composições do gênio criador da Bossa Nova, João Gilberto, um dos maiores incentivadores da cantora desde o início de sua carreira, e que acompanhou com entusiasmo a confecção de “Bim Bom”, produzido por Arnaldo DeSouteiro, que trabalhou com João por duas décadas.

O sucesso do disco levou Ithamara a ser eleita nos EUA, pela revista DownBeat, uma das três melhoras cantoras do mundo em 2008 e 2009, e gerou uma turnê mundial (com mais de 100 shows!) que se estendeu por três anos, culminando com memoráveis concertos com orquestra batizados de “João Gilberto Sinfônico” e “Bim Bom Sinfônico – A Música de João Gilberto”, lotando por duas noites o Auditório Ibirapuera em São Paulo.

Agora, quando a Bossa completa 60 anos, Ithamara retoma e expande esta homenagem no show “60 Anos de Bossa Nova – A Música de João Gilberto & Tom Jobim”, e lança seu 22º CD: “Bossa Nova 60th Anniversary”!

No repertório, além das composições de João em parcerias históricas com Jorge Amado e João Donato (também freqüente colega de palco de Ithamara), estão as obras de Tom Jobim consagradas na voz de João – sucessos interplanetários como “Desafinado”, “Chega de Saudade”, “Corcovado” e “Garota de Ipanema” – e sambas clássicos de Dorival Caymmi (“Doralice”), Ary Barroso (“Pra Machucar Meu Coração”) e Zé da Zilda (“Aos Pés da Cruz”, que Miles Davis decidiu gravar após ouvir a interpretação de João).

Um show para ganhar o mundo e entrar para a história da música.

Kiko Chavez

KIKO CHAVEZ, cantor, compositor e violonista nasceu em Almenara no estado de Minas Gerais e desde criança começou a se interessar por música. Aos 12 anos ganhou do pai um violão de presente e a partir daí não parou mais. Adolescente já ouvia muito os sucessos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro no rádio. Depois veio a Bossa Nova e a Tropicália, movimentos que viriam influenciar toda a sua geração. Ainda adolescente começou a tocar profissionalmente em bandas de baile o que seria uma grande escola para a sua formação profissional. Aos 19 anos desembarcou no Rio de Janeiro com o sonho de ser um músico profissional vencedor. Então foi se aprimorar nos estudos de música como o Instituto Villa Lobos e Escola de Música da UFRJ complementando na Rio Mùsica o curso de harmonia funcional com o mestre Sergio Benevenuto. Kiko Chavez começou a se apresentar nas noites cariocas ora sozinho com o seu violão ora acompanhando outros artistas como Zezé Mota, Sílvia Massari, Maria Creuza, Walter Alfaiate, Billy Blanco, Sergio Sampaio, Ithamara Koorax entre outros. Atualmente Kiko Chavez vem fazendo shows autorais divulgando o CD próprio intitulado RELUZIR.

Fonte: Márcia Azevedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *